banner_dossier_amilcar_cabral

 

As duas fases do Campo de Concentração

 

 

Image

 

Ao criarmos a plataforma Centro de Documentação do Tarrafal pretendemos abranger as suas duas fases de funcionamento: de 1936 a 1954 e de 1961 a 1974.
Mandado construir por Salazar em 1935, o campo de concentração, designado como “Colónia Penal de Cabo Verde”, recebeu os primeiros 151 deportados no dia 29 de outubro de 1936. Em funcionamento até 1954, aí vão conhecer a morte 32 presos.
Mais tarde, em 1961, o campo de concentração é reaberto por Adriano Moreira, com a nova designação de “Campo de Trabalho de Chão Bom” – em que perderão a vida outros 4 presos e que funcionará até à sua libertação, no dia 1.º de maio de 1974.
São mais de 30 anos de funcionamento, perante a indiferença quase permanente da designada comunidade internacional. E, no entanto, ao longo dessas duas fases, as famílias e as organizações a que estava ligada grande parte dos presos sempre fizeram do “Tarrafal” uma questão central dos protestos contra a ditadura salazarista e, mais tarde, contra esse símbolo da repressão colonial-fascista.
É nossa convicção que este Centro de Documentação pode, e deve, contribuir para combater os silêncios, as omissões e os vários negacionismos que sempre estiveram associados, e ainda estão, às condições em que existiu aquele campo de concentração que, ao longo do seu funcionamento, encarcerou, em condições miseráveis, mais de 580 presos e deportados.
 

Image