banner_dossier_amilcar_cabral

 

Dossier Amílcar Cabral

Image

O assassinato de Amílcar Cabral em 20 de janeiro de 1973 representou uma perda essencial para a luta anticolonial e anti-imperialista. Meio século depois, importa não o esquecer e, pelo contrário, dar informação a quantos entendem a justeza do caminho percorrido e o pensamento e ação de Cabral como projetos atuais e de futuro.
Com este dossier, pretendemos evocar diferentes aspetos da vida e obra de Amílcar Cabral e, bem assim, fornecer aos leitores visões diversas que se têm sucedido desde a sua morte.
E, desde já, destacamos o Colóquio "Amílcar Cabral e a História do Futuro", 13 e 14 de janeiro de 2023, realizado no Auditório António de Almeida Santos, Assembleia da República (Lisboa).Organização: CES (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra), IHC (Instituto de História Contemporânea, NOVA-FCSH), Cultra ("Abril é Agora").
E a realização em Março de 2023, no Palácio Baldaya, de uma exposição dedicada a Amílcar Cabral, incluída no programa da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. Organização: Instituto de História Contemporânea (NOVA-FCSH).

Entretanto, poderá aceder, a partir de 20 de janeiro de 2023, ao texto da intervenção do Comandante Pedro Pires no Colóquio em Lisboa e à sua intervenção na Assomada, em Cabo Verde, Até sempre, camarada Amílcar Cabral!.


Image
Agradecemos à Fundação Amílcar Cabral e, em especial, a Pedro Pires, Iva Cabral, Manuel dos Santos, Lilica e Manuel Boal, Adão Rocha e a Bruna Polimeni os materiais e as informações que disponibilizaram.
Suporte técnico: HNX Systems