banner_dossier_amilcar_cabral

 

Ficha técnica do CDT

Ficha técnica

 

  • Coordenação: Alfredo Ladeira Caldeira, Helena Pato e João Esteves
  • Colaborações: Diana Andringa, Julião Soares Sousa, Maria da Conceição Neto, Vítor Barros
  • Parcerias já firmadas: Associação Tchiweka de Documentação (Angola), Fundação Amílcar Cabral (Cabo Verde), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Guiné-Bissau)
  • Apoio técnico: HNX Systems

Agradecemos ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo a cedência de documentos e imagens relacionados com a Colónia Penal de Cabo Verde/Campo de Trabalho de Chão Bom.

Queremos agradecer, em especial, à historiadora Maria da Conceição Neto, que realizou o levantamento das notas biográficas prisionais de todos os 107 presos angolanos encarcerados no Campo de Concentração do Tarrafal/Campo de Trabalho de Chão Bom e que serão progressivamente completadas.
Afigurou-se-nos de grande utilidade disponibilizar desde já essas informações, sem prejuízo da sua atualização.

Do mesmo modo, agradecemos à RTP, através de Hilário Lopes, diretor de Relações Institucionais e Arquivo, as informações prestadas sobre os conteúdos relativos ao Tarrafal que estão disponíveis no RTP Arquivos - totalizando 86 registos da Rádio e Televisão.
Gradualmente, indicaremos os respetivos temas e ligações.

Image
 
Image
 
Image
 

Este Centro de Documentação do Tarrafal está disponibilizado ao público a partir de 30 de março de 2023, no âmbito do memorial2019.org/dossier/tarrafal.